Ablação

Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado


A ablação é um método que visa o controle ou cura da arritmia. Em alguns tipos de taquicardia, conseguimos o controle total das crises, sem recorrências (cura) em 95% dos casos. Quando isso ocorre, o paciente fica livre da necessidade de usar medicamentos.

Ablação

Consiste em procedimento realizado em sala de hemodinâmica, local em que são realizados os cateterismos. Logo, é menos invasivo que uma cirurgia cardíaca, pois não há corte ou realização de pontos/ sutura.

Por este motivo também, a anestesia geral raramente é necessária, sendo utilizadas a sedação e analgesia local, conforme cada caso.

Após período de jejum de 6 a 8 horas, e interrupção de medicamentos conforme orientação médica, este procedimento consegue localizar o ponto que deflagra a arritmia dentro do coração. Neste momento, com auxilio de um cateter, é aplicada radiofrequencia (forma de energia que resulta em calor local), com eliminação das células que causavam a arritmia.

Em média, este procedimento tem duração de 90 minutos e o tempo de permanência no hospital não é maior que um dia.

Converse com seu médico a respeito desta modalidade de tratamento e tire suas dúvidas.