Saúde do coração

Check up e Atividade Física

checkup
O sedentarismo é considerado fator de risco independente para o desencadeamento de doenças cardiovasculares, sendo assim a atividade física moderada é capaz de trazer benefícios para a saúde.

Um autor chamado Myers, em 2002, demonstrou que indivíduos com maior tolerância ao esforço têm menor risco de morte. No Brasil, aproximadamente apenas 15% da população é considerada ativa, com predomínio do sexo masculino (pelo menos 30 minutos de atividade física, 5x/semana).

No entanto, a prática de atividade física também pode ser um risco para o coração, se este apresenta algum problema prévio e não reconhecido. É importante que o início se dê de forma gradual, respeitando os limites do corpo. Infelizmente é comum que a pessoa queira compensar anos de sedentarismo em pouco tempo, iniciando com exercícios de alta carga e dificuldade.

Como saber então quais indivíduos que deveriam ter avaliação cardiológica previamente a realização de uma prática esportiva?

Teoricamente, todos indivíduos ganham em segurança se o início da prática esportiva sucede uma avaliação cardiológica, mas alguns questionários podem ajudar a identificar aqueles que certamente devem ter essa avaliação prévia. O questionário PAR-Q, da Sociedade Canadense de Fisiologia do Exercício (para pessoas entre 15 e 69 anos) é simples e tem essa função. Apenas uma resposta positiva já indica a necessidade de avaliação especializada previamente a prática esportiva.

Vejamos as questões:

1. Algum médico já disse que você tem problema de coração e que só deveria realizar atividade física com avaliação de profissionais de saúde?
2. Você tem dores no peito quando pratica atividade física?
3. No último mês, você sentiu dores no peito quando praticava atividade física?
4. Você já apresentou tontura e/ou perda de consciência?
5. Você possui algum problema ósseo ou articular que poderia ser piorado pela atividade física?
6. Você toma atualmente algum medicamento para pressão arterial e/ou problema de coração?
7. Sabe de alguma outra razão pela qual você não deve realizar atividade física?

A atividade física monitorada é capaz de modificar o risco cardiovascular, diminuindo chance de morte e melhorando outros parâmetros como a pressão arterial, controle de diabetes e colesterol, além de estar ligada a hábitos mais saudáveis inclusive os alimentares.