Desmaios - Síncope

Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado

A síncope, ou desmaio, é condição freqüente na população geral e pode ocorrer por diversas causas. A síncope reflexa é a mais comum, e acontece por um breve desajuste do sistema nervoso autônomo (parte do sistema nervoso responsável entre outras coisas, pela manutenção de freqüência cardíaca e pressão arterial adequadas para cada circunstância).

A historia clínica e eventualmente alguns exames complementares podem guiar o especialista nesse diagnóstico. No entanto, doenças cardíacas podem ter o desmaio como primeira manifestação e nesses casos, um tratamento especifico deve ser instituído com brevidade.

Dessa forma a avaliação de um quadro de desmaio deve sempre passar pela exclusão de causas cardiológicas, mais frequentemente as arritmias cardíacas.

Na presença de arritmia cardíaca com perda de consciência a avaliação do especialista deve ser realizada com brevidade por conta da possibilidade de arritmia com risco à saúde do paciente.