Tabagismo
Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado
O Tabagismo é a principal causa evitável de mortes no mundo. Substâncias tóxicas no cigarro fazem com que o coração passe a bater mais forte e mais rápido logo durante seu uso, e contraem as artérias de todo o corpo. Ele eleva a pressão arterial e muda o perfil de colesterol, diminuindo a fração boa e protetora (HDL) aumentando a probabilidade de aparecimento de placas de gordura nas artérias.
O fumo também aumenta o risco de trombose e ao longo do tempo, estes efeitos aumentam o risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame). Abandonar o vício do tabagismo é tarefa difícil e o auxílio de profissionais da saúde e terapia específica podem tornar essa tarefa mais factível. Após cessar o tabagismo, há gradual retorno dos parâmetros acima para a normalidade e redução do risco cardiovascular. Dessa forma, não se deve pensar que é tarde para parar de fumar. O apoio de médico especialista (cardiologista, clinico, pneumologista), o uso de reposição de nicotina, apoio psicológico e uso de medicações comprovadamente aumentam a chance de sucesso do abandono do vício e diminuem a chance de recorrência.