Morte Súbita
Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado
A morte súbita é considerada a decorrente de evento de evolução rápida, quando não há uma doença em curso que poderia explicar tal evolução. Portanto, pode atingir indivíduos previamente saudáveis e sem tratamento de qualquer doença prévia.
A principal causa na população geral é o infarto agudo do miocárdio, e a realização de avaliação especializada e exames de rotina podem ajudar na prevenção ou detecção precoce de doença cardíaca tratável. Algumas arritmias cardíacas também são causas de morte súbita, e exames complementares podem ajudar a estratificar esse risco, esclarecendo se a arritmia é de risco maior ou menor. Algumas arritmias tem caráter familiar, de forma que toda pessoa, parente próximo a vitima de morte súbita, deveria ter eletrocardiograma e avaliação médica realizados.
Mais recentemente, casos de morte súbita em atletas tem sido mais vinculados em todos os meios de comunicação. O estresse a que o coração é exposto durante atividade física, somado a uma alteração cardiológica pré existente explicam a maioria desses eventos.
A avaliação cardiológica previamente à prática de atividade física é fundamental e em determinados casos pode evitar uma catástrofe.