Marcapasso
Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado
É um dispositivo eletrônico composto de gerador (pilha do marcapasso) e eletrodo (fio que se comunica com o coração). O gerador produz impulsos que permitem a contração cardíaca e o batimento normal do coração. Há indicação de seu uso quando o coração funciona tão lentamente que uma quantidade insuficiente de sangueé distribuída ao corpo e isso pode trazer problemas como cansaço, desmaios, falta de ar, tontura.
O implante é realizado sob a pele, no peito, próximo ao ombro, e o eletrodo que sai do gerador é introduzido através de uma veia importante e colocado dentro do coração, em contato com o músculo cardíaco.O implante é bem mais simples que outras cirurgias cardíacas e geralmente a anestesia é local. A internação hospitalar dura em média 2 dias.
CUIDADOS APÓS O IMPLANTE
- Mantenha o local da cirurgia sempre limpo e seco, utilizando apenas água e sabonete antisséptico recomendado.
- Nos dois primeiros dias após o implante, ainda internado no hospital, o paciente deve realizar repouso no leito.
- Evite esforços intensos e não dirija no primeiro mês após a cirurgia, principalmente com o braço do lado que foi implantado o marca passo.
- Caminhada e atividade física leve são liberadas desde o dia da alta hospitalar.
- Retirar os pontos entre o 7 e 10 dia após implante a critério do seu medico.
- Seu marca passo deve ser avaliado periodicamente e isso sera combinado com seu medico de forma individual. A avaliação deve preferencialmente ser realizada por cardiologista especializado em arritmias cardíacas.
- Carregar sempre a carteirinha do marca passo.
- Não deixe de perguntar ao seu médico qualquer dúvida que tenha e saiba que esse aparelho tem a intenção de lhe proteger, logo deve ser visto como algo benéfico e não como um martírio para sua vida.